Por uma Cidadania Plena.
O Fórum Mais Cidadania+Democracia, decorreu este Sábado dia 20 de Outubro, na Casa da Urra - Urra - Portalegre.
Na abertura do Fórum esteve a Dra. Adelaide Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, que enalteceu a realização do Fórum, e reafirmou a Cidadania como um exemplo de aproximação dos Cidadãos aos seus Representantes Eleitos, reconhecimento que existe de fato na interacção dos Cidadãos com a proximidade das decisões públicas uma melhoria da qualidade da Democracia. Sublinhou o investimento privado feito em Portalegre pelo Empresário Dr Cândido Ferreira com a criação de uma unidade de Turismo de qualidade e também da aposta na actividade Vinícola com produção de Vinhos Casa da Urra. Manifestou o seu agrado pela cedência de um magnífico espaço para a promoção da cidadania e desejou aos Presentes um excelente trabalho e um dia de excelente convívio cívico e social.
A segunda intervenção coube ao Sr Jaime Fitas, Presidente da Junta de Freguesia da Urra, que desejou também votos de sucessos e bom trabalho, reforçou a importância destes encontros da Cidadania e na promoção do Interior do País.
Feita a abertura do Fórum foi feita a apresentação dos 14 Oradores Presentes com tempo Intervenção. Foi apresentada a forma de moderação e tempo de Palavra, bem como das Inscrição para Questões ou Intervenção dos Cidadãos.
Deste Fórum resulta uma série de ideias e sugestões, bem como de mensagens de esperança no desenvolvimento da Cidadania e da sua participação mais acessível aos órgãos de gestão pública quer ao nível Local ou Nacional.
Assim destas mensagens e ideias apresentadas subscrevemos como objetivo do Movimento Cívico Sinopse as seguintes ;
1 - Realização de Fóruns num formato diferente , onde o Cidadão seja o principal interveniente, pela interpelação e obtenção de Respostas e Soluções dos Oradores Convidados, isto para que as suas dúvidas resultem na obtenção do conhecimento em relação às suas necessidades e carências quotidianas.
2 - A necessidade de agir no sentido de unir e procurar consensos que agreguem os Cidadãos, correspondendo às suas expectativas sociais e políticas de forma a criar uma mudança nos Órgãos Públicos de Governação.
3 - Empreender um conjunto de medidas que assegurem uma maior qualidade da Democracia e do acesso ao Poder de Representação Política, que aposte na aproximação do Eleitores ao Eleitos.
4 - Compreender as diferenças entre Interior e Litoral e apostar em Políticas Económicas e Sociais Públicas Responsáveis que possam incidir não só no Emprego como na Mobilidade de Serviços Públicos Centrais de forma a dinamizar o investimento e o incremento na fixação das Populações com a criação de medidas continuadas de estabilidade social.
5 - Crescer em dimensão Nacional como objectivo de capacitação para a intervenção da cidadania de forma estruturada e continua, numa abertura ao diálogo construtivo e consequentemente saber ouvir a voz da sociedade, pela integração plena dos Cidadãos vida Democrática de Mais e Melhor Portugal.
Nestes 5 pontos definimos a nossa perspectiva sobre as actividades e acções a desenvolver.
Ouvimos com atenção todas as palavras que nos foram transmitidas por Cidadãos que nas mais diversas áreas da Sociedade Portuguesa tem contribuído para o aprofundamento da Cidadania e Democracia em Portugal.
Seremos mais livres e mais capazes se à nossa força Social, juntarmos o Conhecimento Científico da Universidade e a Vivência de cada Cidadão nos mais diversos e díspares campos de actuação individual e colectiva em favor das comunidades locais e do conjunto da sociedade, por uma maior e melhor qualidade de vida.
Por Mais Cidadania + Democracia + Humanidade + presente, mais e melhor Futuro.
Um Agradecimento final ao Dr Cândido Ferreira e Dra. Liliana Ferreira, pelo acolhimento e pela recepção demonstrada de bem receber e cuidar que nos honra enquanto Cidadãos Portugueses.
Movimento Cívico Sinopse
José Fernando Marecos da Paz
O Presidente do Sinopse

